Ouvi muito. Professora posso só passar um papel toalha na cubeta?

E hoje nós estamos vivendo em nossa pele toda uma questão ligada a biossegurança, por causa do novo corona vírus. Questões de biossegurança que não deixam de ser atitudes adequadas de higiene. Precisamos cuidar bem do nosso espaço de estética. Quando se fala a palavra estética, pensamos em beleza e a maioria se preocupa mais em dar um ambiente bonito, bem decorado, para a cliente. Porém muito mais que um lugar bonito, é importante ser um ambiente limpo.  

Quando o cliente não está olhando?

Os bastidores do seu espaço de trabalho a cliente não vê. Aqui entra mais que tudo sua responsabilidade, ética e princípios de fazer o certo. E sim, você precisa lavar com água e sabão a cubeta, lave a espátula e todos os demais objetos usados no seu procedimento de trabalho. Lave as mãos sempre antes de tocar na sua cliente.

Assim como nós fazemos em nossa casa, faça também faxina periódica em seu espaço de trabalho, tirando as coisas do lugar, lavando e esfregando.

Fazendo a limpeza terminal

Na minha infância, a sexta-feira era o dia da faxina. Minha mãe colocava os móveis no quintal, puxava a mangueira ligada para dentro de casa esfregava desde o teto, paredes e janelas, retirava as coisas dos armários da cozinha e lavava o armário (nossos armários tinham que ser muito resistentes à mamãe, antigamente eram de aço).

Essa faxina nós chamamos em biossegurança de limpeza terminal. Esse tipo de faxina também deve ser feito nos salões e clínicas de estética. Para isso escolha móveis resistentes ao processo de higienização. Isso inclusive está descrito em uma Norma Regulamentadora da Vigilância Sanitária de Brasília, onde moro, e cada estado tem sua vigilância sanitária que faz suas normas.

COVID-19 fora do seu estabelecimento

Depois de toda essa faxina, para manter o seu espaço limpo longe da sujeira da rua, faça uma solução de hipoclorito (água sanitária) na porta de entrada, assim, seu cliente desinfetará os sapatos antes de entrar no seu ambiente. Você pode ainda, oferecer o propé (um tipo de botinha descartável) para sua cliente usar. Desta forma o COVID-19, ficará fora do seu estabelecimento.

Tirando coisas boas de coisas ruins

Está sendo muito positivo o despertar que esse momento de preocupação mais intenso com a saúde nos trouxe por causa do novo corona vírus. Neste sentido todos vamos melhorar os nossos processos de limpeza e higienização do nosso espaço de trabalho. 

Nós do setor da beleza podemos sim contribuir para a manutenção da saúde de nossos clientes. Com o objetivo de que não haja contaminação e disseminação de doenças, em especial a COVID-19.

Leia também: EM TEMPO DE CORONAVÍRUS ...

Bom trabalho para você! 

Respostas de 4

  1. Attgractive section off content. I juust stumjbled uppon your website and in accession capitall too
    assert that I get in fact enjoyed accxount your bog posts.

    Anyway I’ll bbe subscribing to your fesds
    aand even I achievement youu access consistentlly rapidly.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *