A melhor forma de conhecer a concorrência é ser cliente dele, mas quem é o seu concorrente onde estão seus concorrentes?
A primeira coisa a ser definida no seu negocio é o seu posicionamento em relação aos serviços que você deseja oferecer ao seu público-alvo. Tendo isso em mente, agora você pode começar a analisar o mercado da concorrência.
Para que você tenha um diferencial competitivo é fundamental que seu negocio seja original. Existem algumas possíveis maneiras do seu negócio se manter no mercado são: copiando, inovando ou revolucionando. Copiar é o que os concorrentes fazem com a sua vantagem competitiva.
É importantíssimo ter o máximo de informações possíveis, tanto sobre o segmento de atuação quanto sobre as empresas que operam nele. Seu concorrente pode ser o seu aliado, principalmente nos erros que ele cometeu ou comete.
Conhecer a concorrência é uma das atividades do planejamento, sendo necessário conhecer as forças e as franquezas e definir as estratégias atuais e futuras para ter uma vantagem competitiva diante deles.
Tipos de concorrência
A concorrência pode ser direta ou indireta, entender as particularidades existentes em cada uma pode ser bastante útil no seu planejamento,
- Concorrência direta: quando um negócio oferece produtos/serviços iguais, no mesmo ramo de mercado
- Concorrência indireta: quando o objetivo é conquistar o mesmo perfil de cliente.
- POROS DILATADOS?
- SÉRIE: BIOSSEGURANÇA-CONTINUA RISCO BIOLÓGICO
- SÉRIE: BIOSSEGURANÇA – RISCO BIOLÓGICO
- SÉRIE: BIOSSEGURANÇA – RISCOS
- SÉRIE: BIOSSEGURANÇA
Análise dos concorrentes
O Objetivo da analise da concorrência é adquirir conhecimentos que possam auxiliar na expansão da visibilidade do negócio, produto ou serviço oferecido. Alguns passos são necessários para que isso seja feito:
- Elencar os estabelecimentos que oferecem produtos similares;
- Levante os pontos fracos e fortes da empresa que comercializa os mesmos produtos;
- Identificar as oportunidades e ameaças do negócio;
- Definir as ações necessárias que favoreçam o seu posicionamento no mercado.
Conhecendo a concorrência sem sair de casa.
Com o Google Maps é possível obter informações sobre empresas locais que podem ser editados e atualizados pelos empresários e usuários. Esses locais também podem ser conectados com as orientações de “como chegar”, o que gera métricas interessantes.
Vamos começar a pesquisa
Acesse o Google maps https://maps.google.com

Na caixa de pesquisa digite Estetica, cada local identificado com a palavra estética, será marcado no mapa próximo a você.

Clique em um dos marcadores e veja os serviços, horário de funcionamento e comentários, alguns estabelecimentos possuem fotos do interior. Ao terminar passe para o próximo ponto e finalmente pesquise a palavra estética, agora com acento.
Anote as informações relevantes. Veja a classificação e os comentários sobre os estabelecimentos.
Agora repita esse processo com todas as palavras que definem o seu serviço: cabelo, unha, depilação, maquiagem, sobrancelhas etc.
Você deve assim que possível fazer uma visita ao estabelecimento!
O site UOL empresas possui uma planilha que você pode usar para avaliar as empresas.
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