O trabalhador autônomo realiza suas atividades sem vinculo empregatício. O que isso quer dizer? Isso significa que o trabalhador autônomo exerce suas tarefas sendo ele mesmo o único responsável por todas as etapas e execuções do trabalho realizado por ele.

As atividades de planejamento, compra de produtos e insumos para a realização do trabalho, a contabilidade, a divulgação, a responsabilidade em casos de efeitos adversos na execução deste trabalho ou atividade.

Ele será o único responsável. Bem como aluguel, água e luz. Já como empregado essas despesas são por conta do empregador.

A capitação de clientes também torna-se um desafio menor quando há uma empresa que oferece outros serviços e um serviço agrega ao outro. Por exemplo: em um salão de beleza a mesma cliente que escova o cabelo. Pode também se depilar, fazer as unhas, fazer uma limpeza de pele, receber massagem, entre outros serviços. Na capitação de clientes para o trabalhador autônomo embora seja desafio maior. Ele também pode se destacar e se tornar uma referência no mercado naquilo que faz. O trabalho em conjunto com outros profissionais também pode facilitar outras experiências acrescentando mais conhecimento e vivência.

O trabalhador autônomo pode fazer as coisas do seu jeito, em uma empresa precisará se adaptar a forma de trabalhar do proprietário ou responsável pelo estabelecimento.

Quando autônomo recebe diretamente o dinheiro e cabe a ele emprega-lo da melhor forma possível, sempre retornando uma parte para investir em seu negócio. Tem a oportunidade de um retorno financeiro maior. Quando empregado recebe um salário ou comissão e os ganhos costumam ser menores.

Outro ponto é a flexibilidade de horário. Sendo autônomo você é responsável por seus horários e sua agenda, isso não significa trabalhar menos, muitas vezes muito pelo contrário, significa trabalhar intensamente mais.

Trabalhando numa empresa o trabalhador pode ter os seus diretos reservados pela CLT. Embora hoje em dia através do MEI o trabalhador também pode assegurar direitos como INSS, seguro maternidade, entre outros.

Em ambas as formas de trabalho têm suas vantagens e desvantagens, o que fará a diferença é o momento em que você esteja. Talvez se está entrando numa nova profissão, as vezes pode ser uma boa escolha trabalhar para alguém e ganhar experiência e vivência profissional. E no futuro pode ser mais atraente trabalhar para si mesmo. O importante é exercer bem com excelência o seu trabalho e escrever uma linda história profissional de crescimento e evolução.

Acompanhe-me nos próximos posts e saiba mais.

Comente aqui e compartilhe.

Respostas de 5

  1. Right here is the perfect webpage for everyone who would like to understand this topic. You understand a whole lot its almost tough to argue with you (not that I really will need toÖHaHa). You certainly put a fresh spin on a subject that has been discussed for a long time. Wonderful stuff, just excellent!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *